sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Do anonimato ao sucesso


Tenista: garopabense Erick dos Santos, 16, se destaca no Estado



O ingresso na carreira de tenista começou aos 9 anos, em 2005. O incentivo veio do pai que sugeriu apenas uma prática esportiva. Mas com o tempo o destaque de Erick dos Santos, hoje aos 16 anos, foi abrindo as portas para que ele se tornasse um dos cinco melhores jogadores de tênis de Santa Catarina na categoria 16 anos masculino.

Nos três primeiros anos de prática do esporte, Erick se encontrou. Descobriu que era a prática esportiva e especialmente do tênis que faria parte da sua vida.

Em 2008, no entanto, um desânimo o fez parar de jogar tênis. Foi um ano longe das quadras. Mas na metade do ano de 2009 o garoto voltou a treinar e houve a oportunidade de se mudar para Itajaí, onde estudaria pela manhã e treinaria a tarde em um clube. Foi quando surgiram as primeiras oportunidades de torneios. E foi também quando vieram os primeiros prêmios. 

Mas um aperto no peito e a saudade da família que ficou em Garopaba que fez com que o garoto, aos 14 anos, retornasse para casa em março de 2010. Na cidade natal ele começou a treinar na quadra de tênis da família, no bairro Palhocinha.

Hoje Erick é o quinto melhor tenista do estado na categoria 16 anos masculino, de acordo com a atualização do Ranking no dia 29 de outubro. Ele só deixou de ser o quarto porque perdeu no último final de semana no Campeonato Estadual em Brusque.

Para o final deste ano, o tenista ainda deve enfrentar mais dois campeonatos. Erick compartilha que as metas para o próximo ano já estão sendo estudadas e pretende dar um passo maior na carreira.

- A gente ainda está avaliando se eu vou permanecer no Sul Brasileiro ou se vou para a Confederação Sul Americana de Tênis – conta.

O professor de Educação Física e treinador do garopabense, Pedro Oliveira, o acompanha há dois anos e garante que o garoto tem potencial para se destacar ainda mais no esporte.

- Ele teve uma evolução considerável, principalmente no movimento em quadra. Mas ele ainda vai ter que treinar muito, porque ele tem grande potencial para ser um dos melhores – salienta.

Títulos
Ano
Competição
2008 – aos 12 anos
Copa Nandi – Tubarão
Agosto de 2009
Campeonato Estadual de Tênis – Brusque
Setembro de 2009
Campeonato Estadual de Tênis – Joinville
Outubro de 2009
Campeonato Estadual de Tênis – Itajaí
Outubro de 2011
Torneio Biolab – Garopaba
Março de 2012
Campeonato Estadual de Tênis – Criciúma
Agosto de 2012
Campeonato Estadual de Tênis - Florianópolis


Heloiza Abreu.
Matéria publicada na edição nº 28 do Jornal Impresso Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário