quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Joga a bola do mundo para frente!

Foto: Ilustração

Alguns ditados populares movem o mundo. Ou movem as pessoas, como for melhor a interpretação. Mas no dia a dia, um dos mais empregados pode ser o “Se não puder ajudar, então não atrapalhe”. É fato! Quando não se pode fazer algo de bom, que não se faça nada. Afinal são as boas ações que fazem as pessoas caminhar para frente, para o progresso.

E é muito costumeiro esbarrarmos em situações que parecem querer puxar-nos para traz. E mais costumeiro ainda é quando não coseguimos filtrar o que aquela situação tem de melhor para oferecer.

Esquece-se a condição de possuirmos dois ouvidos, que oportunizam a entrada e saída de informação. Ou seja, recebe-se tudo o que é repassado, filtra-se e aquilo que não acrescenta joga-se fora. É como a água que sai da fonte, passa por um processador e chega purificada na torneira.

A grande dificuldade está quando o indivíduo não tem discernimento suficiente para fazer esta limpeza, ou uma verdadeira faxina, nas informações que recebem. E isto não pode ser considerado um problema, apenas mais uma das tantas deficiências dos seres humanos. Esta ação pode transformar o indivíduo na tradicional “esponjinha”, aquela que absorve tudo. Tudo mesmo!

O caso a ser tratado aqui não é voltado à Psicologia. Ao contrário. Mas, sim, filtrar as informações é uma tarefa um tanto complexa. E é muito comum esbarrarmos em dúvidas, questionamentos, sobre como podemos aplicar isto ou aquilo na nossa realidade. E a absorção por completo se torna ainda mais viável.

Um detalhe, apenas: cabe somente a cada indivíduo fazer esta purificação. Cabe a cada indivíduo, principalmente, facilitar a fluidez da vida, em especial a que se tem em sociedade, no grande grupo. Apresentar boas ideias, ajudar o próximo, saber escutar e proferir palavras que acrescentem são boas dicas para favorecer o caminhar social. Podem até não ser fáceis, mas são mais energizantes, em primeiro lugar. As demais vantagens? Faça e confira!

Nenhum comentário:

Postar um comentário