sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Instalação de subestação de energia é discutida por moradores e autoridades


Foto: Heloiza Abreu


O salão comunitário do bairro da Encantada recebeu mais de duzentos moradores da região para esclarecer dúvidas sobre a instalação da subestação de energia da Celesc na comunidade. A audiência pública foi realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a ALESC, através da Comissão de Ciência e Tecnologia, representada pelo Deputado Padre Pedro Baldissera. Integrantes dos Poderes Executivo e Legislativo, bem como da companhia de energia e Eletrosul, também estiveram presentes.

Durante a reunião, a comunidade enfatizou a insatisfação pela possibilidade de a subestação ser instalada no bairro. O presidente da Associação Comunitária da Encantada, Aldori Marcelino Gonçalves, destacou, também, que os moradores não são contra o empreendimento, porém acreditam que têm outros lugares mais apropriados e que causam menos impactos ambientais.

Marques apontou, ainda, que com a colocação das linhas de alta tensão que irão conectar a subestação com a rede federal que fica na região da BR 101 haverá grande desvalorização imobiliária no bairro.

Os representantes da Celesc e da Eletrosul salientaram que a subestação não trará prejuízos ambientais e físicos para os moradores. Para explicar com mais precisão, no entanto, se comprometeram em fazer outra audiência para mostrar os detalhes do projeto.

Solução
O Deputado Estadual Padre Pedro Baldissera propôs que fosse montada uma Comissão Especial para estudar o projeto e outras propostas de terrenos. Enfatizou que a vontade da comunidade deve ser escutada.

A comissão especial será composta por onze membros, sendo eles um representante da ALESC, Celesc, Eletrosul, Associação Comunitária da Encantada, Prefeitura, Câmara de Vereadores, comunidade da Ressacada, Mormaii, Associação da Paz, além de dois moradores, o Engenheiro e Arquiteto Augusto Martins Marques e o construtor Everton Cardoso.

Matéria veiculada na edição 273 do Jornal da Praia Garopaba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário