quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Semana Cívica – O passo a passo para as comemorações do dia da Independência

Os relógios apontaram para meia noite do dia 1ª de setembro de 2011. Chegou a alvorada da semana da Independência do Brasil. Garopaba amanheceu com o espírito nacionalista ainda mais intenso. Os preparativos para as tantas cerimônias que antecedem o desfile já haviam sido iniciados. Neste ano, além da razão maior do desfile, o aniversário de 50 anos de emancipação de Garopaba foi o brilho da comemoração.

Durante a semana, as pessoas se deparavam com ruas decoradas em verde e amarelo, cores de matas e ouro, moldaram a cidade para a semana da Pátria. Placas de grandes recordações da história da cidade rotularam a avenida. A Fanfarra composta por alunos e ex-alunos das escolas estaduais do município levou os toques dos tambores e instrumentos de sopro nas repartições públicas. A Praça Governador Ivo Silveira, em frente a Prefeitura, e o pátio do Quartel da Polícia Militar foram dois destes lugares.

Ainda a Praça Central recebeu toque de magia com a alegria de crianças da rede municipal de ensino. Meninos e meninas de todas as comunidades de Garopaba avistaram a aterrissagem do helicóptero águia da Polícia Militar e as encenações do trabalho dos agentes de segurança.

Mas o mau tempo impediu a realização da cerimônia naquela data. O evento que deveria ocorrer na manhã de quarta-feira, então dia 07 de setembro, foi transferido para o domingo posterior. Sol radiante, temperatura moderada e muitos olhos a brilhar de emoção pelo Desfile Cívico fizeram da Avenida João Orestes de Araújo o palco para recordações da história garopabense.


E o fogo simbólico circula pela Avenida João Orestes de Araújo – Brava Gente Garopabense!
Um veículo Ford ano 1929 levou ao palanque o Prefeito Luiz Nestor e o Comandante da Polícia Militar, Capitão Marcus Vinícius Dalmarco: foi dada a largada para o desfile. Integrantes do Grupo de Escoteiros Ilha Terceira, do município, caminharam em direção ao palanque carregando o fogo simbólico. O silêncio predominou entre os observadores em sinal de prestígio ao momento. E este instante calado, pouco tempo depois, fez da mesma avenida um coro ao entoar o Hino Nacional Brasileiro.

O líder da fanfarra apitou e os tambores começaram a tocar. Crianças, adolescentes e adultos mesclaram os pelotões que carregaram a bagagem do que foi e é Garopaba. Cinquenta anos de emancipação política e formação e um acervo da história encenado com personagens que ajudaram a construir pedaços dela.

Agentes da segurança militar e ambiental foram os primeiros a desfilar, seguidos pela equipe do SAMU, Corpo de Bombeiros e efetivo da Secretaria de Saúde em geral. Por fim, a Cia de Dança Atitude circulou contando sobre a chegada dos hippies. A Escola Especial Renascer/APAE surgiu com a temática dos 26 anos da abertura da instituição na cidade.

Todas as escolas municipais homenagearam seus fundadores ou colaboradores para erguê-la. Particulares, como a Risco e Rabisco, levaram à Avenida a chegada do quartel da Polícia Militar. O Projeto Brasil Alfabetizado, por sua vez, mostrou os rostos de todos os ex-prefeitos e do atual, Luiz Nestor. Posteriormente foi a vez do CEJA – Centro de Educação de Jovens e Adultos e Curso e Colégio Perfil.

Alunos e Professores da Escola de Educação Básica Maria Corrêa Saad, do Campo D’una, caminharam uniformizados com a faixa “Garopaba 50 anos. Nós fazemos parte desta história”. Também expuseram os títulos que possuem no Projeto Moleque Bom de Bola.

O pelotão da Escola de Educação Básica Professor José Rodrigues Lopes, do Centro, resgatou a história do colégio, contextualizando com a de Garopaba. Alunas vestiram-se com o antigo uniforme: saias de prega, meias brancas três quartos, camiseta branca com emblema da escola e tênis.

Fizeram simbólico resgate da cultura Açoriana, colonizadora, contando a história de pescadores e suas esposas, além da antiga pesca da Baleia Franca que por muitos anos garantiu o sustento dos garopabenses. Barcos de papelão carregaram os nomes de grandes embarcações. Desfilaram o Imperador e Imperatriz, protagonistas da Festa do Divino Espírito Santo. Modalidades esportivas e seus respectivos prêmios adquiridos também integraram o pelotão, junto a turma de formandos da 3ª série 02, carregando uma faixa com os dizeres: “É justo que o que é justo seja seguido”.

Todos os grupos de convivência, pastorais, escola de ballet e a recém formada escolinha de futebol do Figueirense, precederam a evolução da Fanfarra. Esta última produziu um espetáculo com batidas e animações. Conforme de costume, o encerramento ocorreu com a frota da Prefeitura, Grupo de Motociclistas Garoupas do Asfalto e ASG – Associação de Cavaleiros de Garopaba brindaram os últimos instantes do Desfile Cívico.

Jornal da Praia Garopaba - Edição 178
Fotos: Assessoria de Imprensa Prefeitura de Garopaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário