segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Sem espaço entre as sepulturas

Estreito: para passar entre os túmulos a opção é se apertar nos pequenos espaços ou, ainda, pisar em nas beiradas dos que podem suportar algum peso


Diferenças de tamanhos e modelos. Uns são revestidos de mármore, enquanto outros possuem simplesmente uma delimitação do espaço, feito por alguns poucos tijolos e cobertura de areia. Estes, mais simples, são dos mais antigos. Junto há, também, flores naturais ou artificiais. Mas o que mais chama atenção na composição do Cemitério Municipal de Garopaba é a falta de espaço entre os túmulos e consequente dificuldade para o trânsito de quem precisa entrar no local.
Conforme em qualquer outra história de fundação de municípios, o cemitério foi um dos primeiros espaços a serem construídos e em local bem centralizado. Porém, os anos se passaram e deixou-se de contar com uma pequena população na cidade. As mortes, por sua vez, também aumentaram. E o espaço para sepultamentos foi diminuindo, ocasionando na atual situação. Hoje não há espaço entre os túmulos. Quem lá entra, para ir de um lado a outro é preciso passar entre os pequenos espaços entre um e outro, ou, ainda, atropelar alguns.
A situação preocupa a população há anos. E isso fez com que autoridades se alertassem para o caso. Desde 2009 vêm sendo realizados estudos para a ampliação do espaço físico do cemitério. No mesmo ano, um projeto para cadastramento, adequação e revitalização foi elaborado pela Fundação de Apoio a Educação, Pesquisa e Extensão da Unisul, a Faepesul.
Entre os 4 604, 26 m² que comportavam 833 túmulos, segundo dados do projeto que tem três anos, 572 sepulcros foram identificados enquanto os outros 243 não. Destes últimos, determinada quantidade, não especificada no documento, não possuíam nomes para cadastros e outros tinham os nomes apagados, ou sequer possuíam dados nas sepulturas. Neste total, 816 pessoas foram cadastradas.

Dados coletados no Projeto de cadastramento, adequação e revitalização do Cemitério Municipal de Garopaba
Fonte: Faepesul

Total
%
Total cadastrado
833
100
Identificados
572
68,67
Não identificados
243
29,17
Cruzes (dos túmulos)
9
1,08
Vazio
1
0,12
Ilegível
8
0,96

                                                                
Nova área para ampliação
Diante estreito espaço no Cemitério Municipal de Garopaba, em março de 2011 a Secretaria de Planejamento Territorial e Meio Ambiente fez uma dotação orçamentária, de acordo com o Secretário Laércio da Silva, no valor de R$ 150 mil, para a aquisição de uma área para ampliação e reorganização do espaço. O terreno foi adquirido no mesmo ano e aguarda a realização do projeto.
- A minha ideia, fora do projeto que ainda não foi feito, é padronizar a altura e largura dos túmulos, mas cada família poder construir do seu jeito. Assim poderá ser construído um corredor e as ramificações. Mas isso é apenas uma ideia – salientou o secretário.
Ainda de acordo com o secretário, o cemitério deverá permanecer instalado no mesmo local. A nova área está situada no extremo sul do mesmo e vai facilitar a realização das melhorias. Caso não consigam adquirir outros terrenos arredores, Laércio afirma que será estudada outra alternativa de modo que haja a conservação do atual.



Heloiza Abreu
Matéria publicada na edição nº 16 do Jornal Impresso Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário