segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Tecendo os caminhos para a inclusão social

Dedicação: alunos e professores da APAE aprendem sempre juntos




Bem interessante: é assim que o estudante Roberto de Bem Zulian, 50 anos, da Escola Especial Renascer, a APAE de Garopaba, descreve a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto. O evento é realizado pela Federação Nacional das APAES e viabiliza a inclusão social nos mais variados meios.
Em 2012, estima-se que pelo menos 11 estados brasileiros tenham programação especial ao longo destes sete dias. Entre as principais atividades da semana, que tem a temática “Em busca de igualdade. Estamos aqui!”, os alunos visitaram veículos de comunicação do município, estiveram em outras escolas, participaram de atividades esportivas e tiveram um dia da beleza.
Para Roberto, participar do evento é divertido, pois eles vivenciam experiências que saem do cotidiano no ambiente escolar. E ele adorou saber que iriam visitar as outras escolas.
- Nós queremos visitar as outras escolas. Eu gosto muito – diz, com um leve sorriso estampado no rosto.
Mas o que ele gosta mesmo é de fazer trabalhos manuais, reciclar papel e ajudar na horta da própria escola. Com os olhos concentrados nos pequenos rolinhos feitos de jornais, Roberto e outros colegas produzem porta guardanapos.
- É legal fazer trabalhos manuais, com papel reciclado e jornais. Nós fazemos porta guardanapos e depois damos de presente. A gente também faz tapetes, com retalhos. Fica tipo um mosaico – explicou.
Há cinco anos na instituição de ensino, a Pedagoga com especialização em Educação Especial, Simone da Cunha, 31, é uma das profissionais que auxiliam Roberto e os demais colegas nas aulas. E garante que o contato diário com eles supera a função de ensinar, pois é um aprendizado constante.
- Eu me sinto muito bem aqui. É muito gratificante estar no meio deles – comentou a professora.
Na Escola Especial Renascer são produzidos, além de porta guardanapos e os tapetes “tipo mosaico”, conforme denominou Roberto, papéis reciclado e muita alegria. E tudo isso é doado para quem os visita.


Programação recheada
Desde terça-feira, 21, tiveram uma programação variada, com atividades promovidas com o apoio de voluntários. Os três primeiros dias tiveram as temáticas “Dia do bem estar”, “Dia da gastronomia” e “Dia do esporte”. E até o dia 28 haverá mais momentos de recreação.


Sexta-feira, 24/agosto
Dia da Comunicação, com visitas aos veículos de comunicação do município e palestras.
Sábado, 25/agosto
Solenidade de entrega de um veículo novo doado pela Central do Dízimo - Pró Vida
Segunda-feira, 27/agosto
Dia da Convivência, com circuito de atividades e recepção de alunos de escolas do município.
Terça-feira, 28/agosto
Dia da Recreação, piquenique com os alunos na Praia Vermelha.




Heloiza Abreu
Matéria publicada na edição nº 18 do Jornal Impresso Catarinense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário