segunda-feira, 8 de agosto de 2011

FALA GAROPABA: Você é a favor ou contra o aumento de vereadores na Câmara?

Foi aprovado, em 2008, uma lei que atribui aos vereadores decidir, em cada município, pelo aumento ou permanência da quantidade dos membros. Em Garopaba este número pode variar entre 9 e 11.
   
Pensando em esclarecer as inúmeras interrogações da nova lei que uma parceria entre o Jornal da Praia e a Rádio Frequência News realizou na quarta-feira, 27 de julho, as 15 horas, a 2ª Mesa Redonda Especial, com a temática Número de Vereadores em Garopaba.
   
O programa mediado por André Luiz de Oliveira, Arenilton Carvalho e Heloiza Abreu contou com a participação dos vereadores Julião Lopes, Mauro Santos do Nascimento (Marinho), Jucélio Clementino e o Presidente da Câmara de Vereadores, Paulo Sérgio de Araújo, além da participação do Professor Rui Barcellos.
   
Dinamizando e dando brilho, vez e voz ao público foi possível oportunizar a expressão de várias pessoas das comunidades, perguntando e opinando sobre o caso, tanto através do telefone, quanto pelos perfis de relacionamento dos mediadores e MSN’s.
   
E nesta edição, com o retorno da enquete FALA GAROPABA, a equipe do JP buscou a opinião da comunidade sobre este assunto! Confira o que algumas pessoas disseram:

Jean Ricardo Antunes
20 anos -  Secretário da Juventude - Igreja Católica
“Eu concordaria com o aumento até mesmo para 40 vereadores, desde que fossem voluntários ou que recebessem uma ajuda de custo, um salário mínimo talvez. Uma vantagem seria a representatividade de comunidades e partidos; outra seria o interesse de pessoas do bem de entrar na política. Só ia assumir o compromisso quem gosta, se preocupa e quer trabalhar  pela cidade, e não só uns que pensam no salário e regalias”.
Joelson de Abreu
28 anos – Analista, DBA e desenvolvedor de sistemas

"Bom, minha opinião reflete os seguintes questionamentos: Existe a necessidade de mais vereadores? No que eles irão contribuir? Só por que existe uma lei não significa que tenha a necessidade se usá-la, caso contrário só trarão mais gastos para a cidade".

Gustavo Ary S. da Silva   
23 anos – Auxiliar de Informática

"Sou contra o aumento do nº de vereadores, pois Garopaba é um municipio muito pequeno, e temos muito mais necessidades em outras coisas, por exemplo, saúde, educação e infra estrutura".

Celso de Moraes Canto
56 anos, bancário aposentado

"Eu sou contra, justamente porque, embora a cidade de Garopaba já tenha um número populacional que poderia, pela legislação, ter mais vereadores, penso que estes vereadores que estão hoje se trabalharem, se dedicarem um pouco mais na sua função podem perfeitamente atender as necessidades da população. Se é para colocar mais vereadores, então aumente o número de médicos, remunere melhor os professores municipais. O município tem outras necessidades ao invés de aumentar o número de vereadores".

Nicolau de Oliveira Flor
24 anos – Administrador

"Eu concordo, quanto mais melhor, a decisão se torna descentralizada e mais precisa, mas os custos mensais da câmara de vereadores ninguém falou nada, então devem permanecer os mesmos. Duvido é os vereadores atuais baixarem seus salários para compensar a chegada dos novos, aí vamos ver quem se preocupa só com o honorário, ou com o desenvolvimento compartilhado da cidade".

Teresângela Woitysiak
44 anos, lojista

"Eu era contra, mas analisando bem eu mudei a minha opinião. Hoje eu sou a favor. Eu penso que quanto mais cabeças pensando em prol da comunidade melhor e com isso vai oportunizar que outras pessoas possam entrar também. Mas isto, desde que o valor que é repassado para a Câmara não seja alterado. Uma família que ganha um salário mínimo e mantêm seis pessoas e com este mesmo salário mínimo ter que manter dez pessoas ela terá que se articular dentro do valor".
Jornal da Praia Garopaba - Edição 175.
Heloiza Abreu

Um comentário:

  1. Ismael Vieira
    31 anos. Empresário.
    Sou a favor desde que se respeite o que a rege a lei quando se trata do orçamento para despesas da câmara, a lei diz que o orçamento continua o mesmo, ou seja o atual salário dos vereadores vai ser menor se caso aprovarem os 11 vereadores. Porém pensando pelo lado político pode ser perigoso para a cidade, pois será bem mais fácil de uma coligação partidária obter a votação majoritária, e dessa forma aprovar ou não qualquer coisa que acharem devido, ou seja o município pode ficar sem oposição quando se trata de votações na câmara!

    ResponderExcluir