quinta-feira, 7 de julho de 2011

Arte Reciclagem: artista utiliza materias descartados do uso para criar quadros

Uma exposição de quadros visando o reaproveitamento de objetos descartados do uso está sendo realizada na Livraria Navegar, no Centro de Garopaba. Há cerca de um mês, João Canal ganhou este espaço para mostrar seu trabalho realizado com carinho e dedicação.
   
Restos de materiais utilizados em fábricas, rolhas de garrafas de vinho, pedaços de isopor, banco (assentar) quebrado, peças de cortinas, embalagens de remédios, são alguns dos materiais utilizados para produzir as obras. Sem alterar a forma com que são encontrados, o artista junta os pedaços e cria.
   
A inspiração surge depois de observar minuciosamente os objetos. “Tudo fica lá num canto. Um dia eu passo, ele diz: vem cá, tive uma ideia, vamos fazer alguma coisa? O próprio material me chama”, brinca.
   
Desde pequeno identifica-se com trabalhos em madeiras, mas foi após a aposentadoria, em 2004, que se intensificaram, embora iniciados tempo antes.
   
Manter as despesas de uma loja para expor os quadros é considerado inviável por João, por isso, ao receber o convite da Livraria, sente-se enormemente agradecido. João enfatiza que a intenção da exposição é reforçar o reaproveitamento daquilo que não será mais utilizado. “Não bote tanta coisa fora, vamos aproveitar e transformar numa coisa útil” acrescenta.
   
Além de expor na Livraria Navegar, no Centro, as obras de arte também podem ser vistas na casa de João Canal. Basta ligar e agendar uma visita. O telefone para contato é (48)3254 4807.

Matéria Publicada no Jornal da Praia Garopaba
Edição 173
Foto: Heloiza Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário