quinta-feira, 21 de julho de 2011

Inicia temporada de observação das Baleias Franca e Garopaba é um dos principais pontos turísticos

A temporada de observação das Baleias Franca no litoral catarinense começou e o embelezamento do mar já conquistou os olhares da população. A baixa na safra da Tainha em Garopaba foi recompensada com os belos mamíferos na região.
   
Um período longo que promete o recebimento de mais de 100 baleias neste ano, conforme catalogado pelo Projeto Baleia Franca/PBF há três temporadas. A projeção é proveniente do ciclo trianual de retorno da espécie às áreas de reprodução, segundo a Diretora de Pesquisas da instituição Karina Groch. “A maior parte das fêmeas que visitaram nosso litoral em 2008 para procriar podem retornar neste ano para o nascimento de um novo filhote. Este ciclo obedece o período de 1 ano de gestação, 1 ano de amamentação e 1 ano de recuperação física das fêmeas para gerarem um novo filhote”, explica.
   
Para identificar os mamíferos, os pesquisadores apropriam-se da técnica foto identificação, uma espécie de digital dos indivíduos.
   
Tentando aproximar as pessoas dos animais, a Base Cangulo já está operando, realizando passeios com duração de duas horas. As saídas ocorrem pela manhã, aproveitando o mar tranquilo e possibilitando melhor apreciação da paisagem.
   
Há uma preparação prévia do grupo, por isso, quem tiver interesse de vivenciar momentos emocionantes pertinho das Baleias Franca deverá contatar a equipe com, no máximo, dois dias de antecedência.

O preço do passeio é de R$ 80,00 por passageiro e crianças até 10 anos pagam a metade deste valor. (O pagamento poderá ser efetuado na hora com cheque ou efetivo).

DICAS DE CUIDADO: Óculos de sol; protetor solar, bonés também são bem vindos, e as sandálias são mais práticas para o embarque que é realizado  através de um inflável semi-rígido a partir da praia; quem estiver de tênis pode tirá-lo e recolocá-lo no barco pois sempre há possibilidade de molhar no embarque e desembarque.

Matéria Publicada no Jornal da Praia Garopaba - Edição 174.
Foto: Base Cangulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário