sábado, 9 de julho de 2011

NOTA DE ESCLARECIMENTO À SOCIEDADE GAROPABENSE

Os professores grevistas da E.E.B. Prof. José Rodrigues Lopes e E.E.B. Maria Correa Saad vêm a público esclarecer aos pais e alunos das unidades escolares o porquê da continuidade da greve na rede pública de ensino do Estado de Santa Catarina.
   
A última proposta apresentada pelo Senhor Governador do Estado Raimundo Colombo no domingo, dia 03 de julho, “NÃO” atende a lei do Piso Nacional no Plano de Carreira e Salários do Magistério Público; ou seja, continua com o achatamento dos diferentes níveis da nossa tabela salarial. Além disto; a gratificação da regência de classe, conquistada ao longo de nossa carreira, foi reduzida e outros benefícios retirados, também.
   
Vale salientar que iniciamos a greve no dia 18 de maio após determinação do Supremo Tribunal Federal pelo cumprimento da lei do Piso Nacional (nº 11.738/ 2008) a cinco estados brasileiros, entre eles Santa Catarina. Nosso estado tem sim, condições de pagar se aplicasse e cumprisse corretamente com a lei do FUNDEB (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica). Essa lei determina constitucionalmente um investimento de pelo menos 25% do orçamento do Estado na Educação Básica; entretanto investe-se apenas 19% e desvia parte deste recurso para Assembléia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça, Ministério Público e UDESC. Este fundo deve ser aplicado EXCLUSIVAMENTE NA EDUCAÇÃO: 60% para a remuneração dos professores e 40% para investimentos nas melhorias das escolas públicas. Portanto, senhores pais e alunos, o governo é que está ilegal.
   
Nossa luta é legítima e está assegurada por lei. Precisamos da compreensão da sociedade garopabense; pois neste momento da greve, percebemos que a grande mídia do Estado está mascarando e repassando informações desvirtuadas e manipuladoras, fazendo o povo catarinense crer que o governo estadual JÁ PAGOU O PISO NACIONAL.
   
Mantemo-nos na greve e contamos com a continuidade do apoio e colaboração da sociedade garopabense, no sentido de também cobrar do governo o cumprimento “real” da lei do Piso Nacional (nº 11.738/ 2008).
 
OS PROFESSORES GREVISTAS

4 comentários:

  1. Enquanto tivermos governantes pensando em apenas ganhar votos, e se tornarem mais poderosos não teremos uma educação com a qualidade que podemos e devíamos ter.
    Acredito que precisamos tornar o professor no material mais importante para o aluno, acrescentar o conhecimento extra curricular de conhecimentos.
    O Senador Cristovam Buarque apresentou Projeto de Lei obriga políticos a matricularem seus filhos na escola pública, que sabe assim poderíamos sim ver uma luz no final desse túnel que escuro em sem vestígio de claridade.

    http://rizomas.net/polemicas/196-projeto-de-lei-obriga-politicos-a-matricularem-seus-filhos-na-escola-publica.html

    ResponderExcluir
  2. pois é,mas deve ter um outro meio de conquistar as coisas que não seja lesando os alunos,uma comissão,algo assim,e tbm,li que os professores em florianopolis ,eram uma minoria representando nossas escolas...então eu pergunto,se os professoresa estão em greve,para reenvindicar os seus direitos,pq não fazem isso???é sempre uma minoria que decide,e creio que nem todos os professores concordem com a continuação da greve,que dirá os pais...afinal,o estudo é um direito tbm.e aqueles que deveriam estar se preparando para um vestibular?ja aqui,o estudo não é dos melhores,imagina sem aula...nessa greve em particular,nada afeta meus filhos...um,mandei para Porto Alegre,justamente por causa de uma dessas decisões escolares,no meio do ano,quando adotaram o metodo modular,onde o aluno que tivesse 3 materias em recuperação,ficava esperando ate o ano seguinte para recomeçar...mas olha,que jovens,com 14,15 anos,que ficam por 9 meses sem estudar,e não podem trabalhar,vão fazer o que???alias,todos estes traficantes que foram presos no mes psassado eram da mesma idade do meu filho,estudavam juntos...será que não foi dada a oportunidade do oscio a eles,e será que não somos todos co-responsaveis por toda essa barbaridade???Minha mãe morreu lecionando no estado,e NUNCA foi grevistsa,escolheu essa ptrofissão e honrou a camiseta,pois em primeiro lugar,tem que estar os estudantes.ate porque,tem muito professor querendo uma vaga,e não tem...

    ResponderExcluir
  3. "Você pode enganar algumas pessoas todo o tempo. Você pode também enganar todas as pessoas algum tempo. Mas você não pode enganar todas as pessoas todo o tempo". Abrahan Lincoln - Presidente americano assassinado.

    Os professores grevistas do Estado de Santa Catarina unidos, não vão permitir que o Governo engane a população catarinese tanto tempo.

    Estamos juntos com os professores grevistas de toda Santa Catarina.

    Amanhã, teremos uma Assembleia Regional e na Terça-feira estaremos juntos na ALESC para gritar NÂO para o PLC nº 26/2011.

    A luta, além de justa, é de todos!

    Abraços a todos!

    Profª Ana Lúcia
    Diretora de Organização
    Sinte Regional Laguna

    ResponderExcluir
  4. Ana Luisa, os alunos já vem sendo lesados a anos.
    Todas as conquistas dos professores serão repassadas para os alunos em forma de conhecimento. É o que se busca na escola. E isso vem se perdendo com o passar dos anos.
    Nos últimos anos você tem encontrado na escola professores desvalorizados.
    O governo afirma que Educação é gasto e não investimento.
    Anos a fio investindo no estudo para estar preparado para lecionar e não ter nenhuma valorização?
    Por quê? Professor não se alimenta, não se veste e não tem momentos de lazer?

    Algumas observações:
    1º. Os professores estão a mais de 9 anos sem cursos de atualização (cursos mantidos pela verba enviada pelo Governo Federal para o Governo Estadual - Fundeb). Onde esse dinheiro foi parar?
    2º Todos os anos, segundo a Lei, os professores deveriam receber um aumento. Cadê?
    3º Em 2008 o Piso Nacional foi aprovado. O governo de SC entrou com uma ação no STF (Supremo Tribunal Federal) impedindo que o mesmo fosse pago. Ficamos por mais de 3 anos esperando que essa ação fosse julgada pelo STF.
    4º Em abril de 2011 o STF julga a ação e rejeita. O Estado de SC tem que pagar o Piso na Carreira, conforme foi estabelecido em 2008.
    5º Em maio, dia 11, numa Assembleia Estadual alertamos que entrariamos em greve dia 18 de maio, caso o Governo não cumprisse a Lei.
    6º Resumindo, desde o dia 18 de maio o Governo não cumpre a Lei. Alega não ter verbas, mas o que ocorre mesmo é desvio do dinheiro do FUNDEB para outras finalidades (que deveria ser aplicado integralmente na Educação).
    7º Não há manutenção nas escolas.
    8º Não tem material de qualidade para os alunos:
    - salas informatizadas sucateadas, com internet banda larga lenta demais, deixa os alunos estressados;
    - Uniformes que os alunos nem usam (não gostam mesmo), além do que são de péssima qualidade;
    - Materiais, como lápis, caneta, réguas, quebram facilmente (qualidade zero);
    - Não existe uma manutenção para infraestrutura da escola (lâmpadas queimadas sem reposição, fechaduras, portas, bebedouro dos alunos inadequados, banheiros com vasos sanitários quebrados, salas de aula sem ar condicionados;
    - Entre enúmeras outras irregularidades que poderia citar aqui.

    A falta de investimento na Educação (de modo geral) fez com que esse quadro alarmante chegasse ao extremo.


    A GREVE dos professores é uma lição de cidadania, assim como confirma a frase de Rui Barbosa, "Quem não luta pelos seus direitos, não é digno dele".

    Nós professores grevistas, lutamos pelos nossos direitos (direito esse que se estende para o aluno, para a comunidade escolar).

    A luta, além de justa, é de todos!

    Profª Ana Lúcia

    ResponderExcluir